É só ficar em casa numa tarde de domingo, que dá uma vontade de comer um doce. Rocambole foi uma das primeiras coisas que consegui fazer de primeira e que minhas filhas sempre pediam para eu repetir. Só que fazia anos que não repetia a receita e é claro, perdi um pouco a prática. Assim mesmo, com toda a ansiedade para rechear sem esperar esfriar, digamos que não ficou dos piores. Vamos à receita!!!
Ingredientes:
Meia lata de leite Moça cozido por 40 minutos na pressão.
200 gramas de chocolate meio amargo derretido por 1 minuto no microondas
4 colheres de creme de leite
Misture primeiro o doce de leite com o chocolate e por último o creme de leite. Vai parecer que o doce de leite e o chocolate se estragaram, mas nem tudo está perdido. Misture o creme de leite e ganhará uma textura lisa e brilhante, porém, mole. Ou seja, espere esfriar um pouco para poder rechear o pão de ló.
Massa:
6 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
Separe as claras na vasilha da batedeira e bata até formar picos firmes. Acrescente as gemas e bata bastante, para não ficar com cheiro de ovo. Junte o açúcar, bata mais um pouco, desligue a batedeira e coloque o fermento e a farinha de trigo misturando com um fouet. Mexa o fouet de baixo para cima, para não perder a fofura. Forre uma forma com papel manteiga e derrame a massa espalhando uniformemente pelo papel. Coloque para assar em forno pré aquecido até que fique levemente dourado e firme. Não asse demais, porque mesmo quentinha a massa vai rachar para enrolar.
Gororoba |
Pouca massa, muita forma. Mas deu certo! |
Logo que tirar do forno, espere um pouco, passe um pouco de farinha por cima da massa para tirar o cheiro de ovo. Funciona mesmo!!! Solte o papel manteiga da forma primeiro, coloque o recheio e comece a enrolar. à medida que for enrolando, vá soltando o papel manteiga do fundo da massa. Cobri com açúcar de confeiteiro, farinha de amêndoa e raspas de limão tahiti.
Bon apetit!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário