sábado, 24 de maio de 2014

Viagem Paris - Parte IV

Finalmente chegou o dia do aniversário da minha mãe e tínhamos programado o Tour Gastronômico que compramos através do site Conexão Paris. Nosso encontro estava marcado para às 10h na loja Fauchon e lá encontramos a simpática Karen e sua amiga Ticiane. Dentro da Fauchon fizemos nossa primeira degustação com as devidas explicações à respeito da maneira "correta" de se apreciar um queijo. Experimentamos 3 variedades, todas deliciosas - Chevrê frais, fromage du val de meaux e o contê (18 meses). Karen também nos contou um pouco da história da Maison Fauchon, fundada em 1886, sua ascensão e queda e hoje com diversas lojas pelo mundo, com o conceito Made in F - Made in Fauchon, Made in France e seu serviço de catering para eventos.
Desculpem, não tirei foto dentro da loja, mas tudo é lindo. O conceito visual deles está em tudo. As embalagens são maravilhosas. É só dar uma olhada no site e babar...
Estas fotos são do site deles.



Da Fauchon, fomos para a loja da Maison Maille. Lá degustamos mais um pouco e comprei uma mostarda que não encontraremos aqui no Brasil, a mostarda de Mel e Vinagre Balsâmico. No Brasil só encontraremos a versão "Mel".



A loja, também linda e as embalagens uma graça. Me arrependi de não ter comprado pelo menos um dos potinhos da marca, que faz parte do conceito "Venha e encha seu pote". Diversos tipos de mostarda são vendidas à granel.


Depois das mostardas, fomos para nossa degustação très chic, na Maison Prunier para experimentarmos o famoso caviar. Nunca tinha experimentado e achei todo o processo para a produção do caviar muito complexa, elaborada e porque não dizer "afrescalhada". A moça da loja explicando tudo em francês, foi a parte mais legal, porque acho lindo ouvir o francês. A história do início de produção dele é muito interessante, mas apesar do sabor refinado, e eu não sou uma pessoa refinada, achei que é muito "empenho" para produzi-lo. Enfim, para quem gosta e pode, é um deleite!






Depois do caviar degustamos alguns azeites trufados na Maison de la Truffe, quase ao lado da loja de caviar. Definitivamente, não tenho o paladar refinado. A trufa consegue ser mais cara que o caviar, mas como seu cultivo é um pouco mais natural do que criar a pobre esturjão fêmea por sete anos, para então dar cabo da pobrezinha, acho mais aceitável pagar caro pelo fungo que nasce como parasita aos pés de carvalhos e castanheiras. Infelizmente não tenho fotos da loja (desolé), mas tem como fazer um tour pelo site da Maison.


Em seguida, fomos para uma loja, cujos produtos foram o meu primeiro pé na jaca em Paris. São produtos originários da região do País Basco, ou seja, entre o norte da Espanha e noroeste da França, região de fronteira com muitas características próprias. É uma loja imperdível para quem gosta de um bom defumado e produtos confitados. Tive que trazer na mala umas perninhas de pato confitadas, mais um magret de canard, cassoulet, pimenta d'espelette, geléias para comer com o foie gras (este eu não comprei e me arrependi) e salames saborosíssimos.
Aí você me pergunta: Pode trazer produtos de origem animal e vegetal para o Brasil? Poder, não pode, mas enfiei na mala a ser despachada e deu tudo certo. Trouxe outras coisas também, que verão a seguir.
Enfim, amei esta loja pela variedade e se você for a Paris, não deixe de conhecer.



Bem, depois de encher a bolsa, fomos nos deleitar na famosa boutique de Pierre Hermé. Sim, uma boutique e porque não dizer joalheria. Todos aqueles macarons lindos, perfeitos e deliciosos. Experimentei o sabor pistache com framboesa e sem exagero, é de comer de joelhos. Sabor delicado de amêndoas como nunca havia experimentado. Antes de embarcarmos, comprei um Ladurée no Charles de Gaulle e apesar do apelo visual da Ladurée ser primorosa e encantadora, seus macarons são básicos, básicos.


Sério, pra mim foi um momento emocionante!!
Passada minha emoção e sem nenhum outro macaron na mão para me deixar mais feliz, fomos para a Maison do Chocolatier mais famoso de Paris, Jean Paul Hévin. Lá também é um exagero de beleza, capricho e criatividade. Chocolates produzidos com cacau de todas as partes do mundo, inclusive o nosso cacau. Lá experimentamos a torta de chocolate premiada do Monsieur Hévin, deliciosa!!




Foto do site

Como fizemos nosso passeio bem tranquilamente e já era quase hora do almoço, paramos na Boulangerie Eric Kayser para degustarmos um financier de amêndoa e pistache, doce este que faz parte do cardápio do Amordoce. Uma delicadeza de sabor!!
Só que estava muito cheio mesmo. Todos os executivos da região da Place Vendome estavam lá para comprar seus sanduíches e sobremesas na loja. Pães maravilhosos, o melhor croissant de Paris, enfim, um paraíso pra mim!!


Bem próximo dali, estava mais uma loja da franquia Kusmi Tea. Esta franquia tem chás dos mais variados sabores e com um forte apelo visual, é uma tentação, mas não me pegou porque não sou tão fã de chá. Embalagens lindas e preços não muito convidativos. Encontraríamos depois, mais umas 5 lojas pela cidade.


Nosso último local do passeio foi a Boutique Epices Roellinger onde são vendidas as melhores favas de baunilha do mundo. Para quem não sabe, a fava da baunilha é extraída de um tipo de orquídea. Entendem então porque é cara? Cara mesmo aqui no Brasil, onde a gente compra a fava de baixa qualidade e ainda dizem que é originária de Madagascar. Hum, muito suspeito!!
Além das favas, muitos temperos, pimentas, azeites e condimentos disponíveis para todos os gostos e bolsos.
Me satisfiz com 3 tubinhos de origens diferentes, viva!!!


Enfim, experiências culturais e gastronômicas sempre são as melhores que podemos ter em nossa cidade ou durante viagens e neste dia, tive a melhor de todas pela riqueza histórica e sensorial. Lembro ainda de cada sabor degustado, mas em especial as novas, queijos, mostardas, caviar, trufa e o melhor macaron do mundo!! Pelo menos no meu mundo!!

Faltou ainda visitar as lojas de utensílios para cozinha e as livrarias da rue Montmartre. Acreditem, não consegui ir, pois é muita coisa para se ver nesta cidade linda!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário