quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Picnic da Ana


Finalmente chegou o aniversário de 15 anos da Ana Flavia!! Como festa com 100 convidados e vestido de princesa nunca foi o sonho de consumo dela, dentro das possibilidades, escolhemos um picnic com as amigas.
Nosso primeiro picnic em família foi em 2.010 quando fizemos um passeio com o ônibus de turismo e era o décimo aniversário da Ana. Foi só uma parada para comermos algumas coisas que levei em um carrinho, bem farofeiros mesmo, mas estava muito bom!! Fiz um post aqui.
Mas, agora, já saindo da fase "farofeiros", poderia usar todas as coisinhas que tenho em casa e que raramente uso, como suportes, suqueira, pratos, garrafinhas e outros badulaques que tanto gosto e pouco uso. Foi minha maneira de demonstrar meu amor para com a Ana e para as pessoas que ela ama.

Aqui vou deixar algumas dicas sobre como acertar nas escolhas e aprender com meus erros. Até acho que para uma primeira vez mais caprichada, conseguimos fazer algo bem gostoso e sem muitos problemas logísticos.
Vamos aos tópicos principais:

Onde fazer?


Bem, como Curitiba tem muitos parques, a primeira sugestão da Ana foi fazer no Jardim Botânico. Porém, lá é muito movimentado aos sábados e domingos e os frequentadores são bastante ecléticos. Achei que por estarmos com meninas sob a nossa responsabilidade, seria prudente um local mais tranquilo e com menos riscos de inconvenientes, como pessoas alcoolizadas, por exemplo.
Aqui em Curitiba, temos muita fiscalização nos parques, mas sei que o parque Barigui é muito cheio e volta e meia ouvimos histórias de pequenas confusões no local.
Optamos então, pelo bosque do Papa.
Para você definir um local, é importantíssimo saber as regras do mesmo. Ou seja, vá antes, tente falar com o pessoal da administração, vá mais de uma vez e veja se durante a semana o local é bem frequentado. Foi o que fizemos.
O bosque do Papa foi alvo de alguma polêmica no ano passado porque alguns fotógrafos foram impedidos de usarem o local. Eu nem sabia disso!!
Quando fui conversar com a administradora, percebi que foi muito bom nos anteciparmos e garantirmos livre acesso ao local. Lá é cheio de regras mesmo, mas com uma boa conversa, expliquei que seriam somente meninas, que meu marido e eu estaríamos juntos e que não seria um grupo grande. Sem música, bebida alcoólica, cadeiras de praia e num local pré determinado pela administração. Não se pode colocar sua toalha em qualquer lugar. Sim, cheio de regras!!
Eu estudei em colégio de freiras e sempre fui acostumada com regras, não que eu fosse uma menina obediente...rss Mas acho que lá no bosque todas essas regras funcionam muito bem! Super tranquilo!!
Tivemos somente um inconveniente frequentador, um rapaz meio "fora da casinha" viu nosso grupo e quis polemizar cantando alto e sentando próximo de nós. Não demorou muito saiu e voltou com uma garrafa de pinga. Foi o que bastou para o guarda municipal intervir e pedir para o rapaz retirar-se. 
Então, se você quiser um lugar legal, veja bem antes de definir, ok?


O que servir?


Para o cardápio a Ana escolheu para os salgados: quiche de alho poró e gorgonzola, muffin de tomate e manjericão e wraps (sanduiches enrolados) de peito de peru. Para os muffins, temos a receita aqui no blog!!
Para os doces: caixinhas com bombom de morango, damasco recheado, brigadeiro e uvinha verde, salada de frutas e bolo de castanha com recheio de strogonoff de nozes e geléia de frutas vermelhas.
Para beber: Pink lemonade, receita da Dani Noce aqui.

O que é importante na Logística?


Tenha um protetor para sua toalha, porque a umidade da grama vem para o tecido. Usei meu protetor de mesa de casa.
Para sentar, colocamos tapetinhos de EVA comprados na casa do sapateiro, R$1,00 cada. Sugerimos que as meninas levassem almofadinhas, mas ninguém levou. Acho que eu é quem estava preocupada com conforto...rss Puxei uma das caixas e me acomodei!! Coisas da idade!!



Do que eu não fiz, mas também não atrapalhou muito, foi levar um pedaço grande de tule para cobrir a comida. Não levei e acabamos usando guardanapos para cobrir os mufins e wraps. Para o bolo também não levei aquela sombrinha de proteção de bolo, mas improvisei colocando dentro de uma das caixas em que carregamos as coisas. Folhas caem das árvores o tempo todo...
Para beber fizemos a pink lemonade mas deveríamos ter levado água mineral também. No final, compramos umas garrafinhas d'água na confeitaria ao lado do bosque.

Como se preparar?


Uma das melhores partes da festa, sempre acho que é a dos preparativos. Gosto de inventar uma moda!!
Por isso, para o suco, pintamos e escrevemos nas garrafinhas!! Tinta PVA preta e uma caneta própria que comprei na papelaria Grafitti. Poderia ter escrito com giz mesmo, mas a caneta eu já tinha.
Também achamos as garrafinhas e canudinhos de papel na casa das embalagens.


Para colocar os docinhos, compramos caixinhas e enfeitamos com florzinhas de lavanda!!


Para colocar os wraps em pé, usei cestinhas onde vem acondicionadas as physalis e para não sujar as mãos, embrulhamos os wraps em papel manteiga.


Para as quiches comprei na casa das embalagens um potinho apropriado. E as lanternas japonesas são achadas facilmente no mesmo endereço.


Finalmente usamos nossa suqueira!! Esta comprei na Imaginarium faz quase um ano!! E para alguns doces que deixei fora das caixinhas, usei esta redoma de vidro que comprei na Casa China.


Para a salada de frutas, copinhos com tampa também da casa das embalagens.


Aquele quadrinho lá atrás é da minha cozinha e apoiei num suporte de livro de receitas. 


A caixinha de correio tipo "americana" é meu xodozinho. Comprei numa loja dentro do Mercado Municipal já a algum tempo.


O tradicional bolo aqui de casa está sempre no tradicional prato de bolo que ganhei da minha mãe e foi enfeitado com os coraçõezinhos de feltro que sobraram do bouquet que a Julia fez e jogou para as amigas no seu casamento. Espetei em palitinhos de bambu. 


Foi muito legal nosso segundo picnic e queremos voltar mais vezes ao bosque para curtir uma tarde de sol e comer umas coisinhas gostosas. É um programa muito bom em família e não requer muitos apetrechos. Só carinho e tempo de qualidade!!

Beijos da nossa família à todos!!






3 comentários:

  1. A M E I tudo!!!! Parabéns, vocês são super criativas, detalhistas e ótimo gosto :) ficou lindo e tenho certeza que muito gostoso!

    ResponderExcluir