terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pizza


Depois de muitas tentativas, finalmente consegui fazer massa de pizza como queria. Massa elástica, mas não daquelas de vão e voltam. Neste caso, só vai até a borda da forma e fica. Também ficou crocante e com o sal na medida certa.
Então vamos para a receita!

Ingredientes:

240 ml de água morna
2 colheres de sopa de fermento para pão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de café de açúcar

Coloque a água morna numa tigela, acrescente o fermento e o açúcar e mexa com um garfo. Deixe uns minutinhos descansando. Neste momento, ligue o forno - este é um truque para acelerar o crescimento da massa. Coloque o trigo, o azeite e o sal na tigela e mexa com uma colher. A massa vai ficar esfarelenta. Deixe o garfo de lado e coloque a mão na massa. Se a massa ficar muito mole, acrescente um pouco de trigo até que a massa fique homogênea. Tire todos o gruminhos da tigela e passe nela mais um pouco de azeite para o crescimento. Molhe um pano de prato limpo, cubra a tigela, desligue o forno e coloque a tigela no forno. Se estiver um dia bem quente (raro em Curitiba), pode deixar a massa coberta até que dobre de volume num local sem corrente de ar. Quando deixo no calor do forno desligado, este processo acontece em 10 minutos. Enquanto isso, corto os ingredientes do recheio - tomates, alho-poró (fica uma delícia), tudo que sua imaginação mandar.
Tire a massa do forno e divida em duas porções. Abra numa forma redonda de 30cm de diâmetro. Na falta da forma redonda, abra numa assadeira retangular. Não precisa de rolo, pode abrir com as mãos apoiando o dorso da mão do centro para as laterais. Tente deixar a massa bem próxima da borda.
Depois de aberta, coloque assar até que cresça um pouco, tire do forno, passe o molho de sua preferência, retorne ao forno mais um pouco. Capriche na quantidade de queijo e no restante de recheio e asse até que o queijo borbulhe. 

Esta pizza teve recheio de Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário