segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ai, o glúten!!!




É, nem tudo são flores. Gosto muito de tudo que é doce e bem feito, mas descobri no ano passado que os problemas de pele que me incomodaram a vida toda são por ingestão de glúten: trigo, cevada, centeio e aveia. :(
Fui diagnosticada como celíaca "branda", então isso me dá o direito de meter o pé na jaca de vez em quando. Foi o que aconteceu neste fim de semana.

Brownie de chocolate duplo ou quase triplo

Ingredientes:

180 g de manteiga

250g de chocolate meio-amargo para derreter

150g de farinha de trigo

100g de açúcar mascavo

4 ovos

150g de açúcar refinado

1 xícara de nozes

150g de chocolate meio-amargo aos pedaços

Modo de fazer:

Derreter os 250g de chocolate no micro por um minuto, colocar a manteiga aos pedaços por mais 30 segundos junto com o chocolate. Não esquecer de mexer para não queimar o chocolate. Enquanto isso, bater os ovos com os açúcares na batedeira até ficar fofo e claro. Juntar o chocolate derretido e peneirar o trigo mexendo com fuet. Não use a batedeira. Unte e enfarinhe bem um pirex retangular grande, coloque metade da massa, coloque o chocolate quebrado e as nozes (coloquei também colheradas de ganache de chocolate e nociolatta), cubra com o restante da massa e asse até começar a ficar com aparência quebradiça - uns 25 minutos. Como o ganache tinha sobrado bem, coloquei mais colheradas por cima da massa ainda quente e salpiquei mais nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário